sexta-feira, 10 de julho de 2020

3) Ele Tinha Objetivos Errados na Sua Vida

“Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão” (v. 11). Foi bastante evidente o que estava no coração de Ló; ele queria uma vida no mundo. Ele baseou sua decisão simplesmente na natureza e no que ele viu com seus olhos. Não houve nenhum conselho com o Senhor sobre qual caminho ele deveria tomar; não era hábito em sua vida consultar ao Senhor. Agora, deixe-me perguntar: “Essa é a maneira que você toma decisões em sua vida? Você pede ao Senhor para guiar seu caminho? Você quer conhecer a Sua mente sobre o assunto?”
É claro que Ló estava pensando somente no ganho material. Ele estava pensando em melhorar seu “status” na vida. Ele queria alcançar uma posição na vida que chamamos hoje de “independência financeira”. Ele achava que se descesse ao vale do Jordão, ele certamente poderia alcançar esse objetivo. Mas fazendo isso, ele teria que se comprometer no caminho – desistir de andar por fé nas montanhas de Canaã. Ele também teria que desistir da comunhão com Abrão. Mas essas eram coisas que não pareciam preocupá-lo. Ele tinha esse objetivo ardente – tirar vantagem das oportunidades que as campinas do Jordão ofereciam.
Precisamos de objetivos corretos em nossa vida. Devemos estar vivendo por algo mais que coisas materiais. Se isso é tudo do que sua vida consiste, será bastante insatisfatório. Tiago diz: “Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.” (Tg 4:13-14) Sabemos o que é um “vapor”. É algo que não tem nenhuma substância. E se você vive apenas por coisas materiais, você terá uma vida sem qualquer substância real. Muito vazia e insatisfatória.
Deixe-me te fazer uma pergunta. Você pegaria uma oportunidade onde possa melhorar sua posição na vida, e realmente se realizar financeiramente, mas ao fazê-lo, isso significaria que você teria que se retirar de onde se pode ter comunhão regular nas reuniões? Ló teve essa oportunidade, e ele se jogou nela num piscar de olhos! A oportunidade se apresentou e ele não pensou duas vezes: ele estava pronto para ir. O que você faria nessa situação? Talvez haja algo assim que esteja se apresentando a você. Estão as reivindicações do Senhor sendo consideradas quando você toma tais decisões?
Quando Ló olhou para as campinas do Jordão, foi dito que pareceram a ele como “a terra do Egito”. Ora, onde ele teve esse vislumbre do Egito? Bem, isso nos leva de volta ao capítulo 12 quando Abrão o trouxe de volta dali. Ele tinha adquirido um gosto pelo Egito que nunca o deixou. Quando ele viu as campinas do Jordão, aquilo o lembrou do Egito. Há um aviso aqui para aqueles de nós que são mais velhos. É possível levar os nossos jovens a algo que lhes dê gosto pelo mundo que eles não perderão. Mais tarde na vida deles, quando tiverem oportunidade de escolher por eles mesmos, certamente poderão ir direto a isso, e teremos a nós mesmos para culpar por isso. Teremos que baixar nossa cabeça e reconhecer que os encorajamos de alguma forma – provavelmente sem intenção – mas o dano foi feito. Eu não sei, mas talvez Abrão tenha culpado a si mesmo pela decisão de Ló. Eu suspeito que essa tenha sido a razão pela qual, no capítulo 14, ele fez tanto esforço para resgatar Ló quando este foi levado pelos reis que vieram ao vale de Sidim. Ele sentiu a responsabilidade de ajudá-lo. Isto é definitivamente um aviso para nós que somos pais. Estamos, inadvertidamente, dando aos nossos filhos um apetite pelo mundo? Ló tinha adquirido um gosto pelo Egito que estimulou seu apetite por mais. Ele pensou que encontraria isso nas campinas do Jordão, mas tudo o que conseguiu foi aflição da alma (2 Pe 2:8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário