sexta-feira, 10 de julho de 2020

Coisas que Abraão Desfrutava e que Ló Não Tinha

Quando passamos para os capítulos 18-19, que ocorreram alguns anos depois, vemos alguns dos resultados do curso das coisas na vida de Abraão e de Ló. E o contraste é bastante grande!

1)  Capítulo 18:1-7 – Abraão viveu em comunhão com o Senhor. Este capítulo registra uma visita especial do Senhor a Abraão e um tempo de comunhão juntos. Isto foi algo que Ló não teve. Embora ele fosse um filho de Deus, por todas as indicações exteriores, ele viveu sua vida fora de comunhão com o Senhor. Anjos, por necessidade, visitaram Ló em providência, mas não o Senhor.
2) Capítulo 18:8-15 – Abraão teve uma esposa piedosa, e logo a seguir, uma família abençoada com quem ele pôde desfrutar das coisas de Deus. Eles herdaram a terra de Canaã e viveram no gozo dela. (Foi dito que ele teria um filho que andaria com Deus e por quem as promessas seriam cumpridas). Em contraste a isso, a esposa de Ló provou ser uma alma perdida e seus filhos viveram longe de Deus. Alguns deles morreram no julgamento de Sodoma. Quão solene!
3) Capítulo 18:16-21 – Abraão teve visões sobre o conselho de Deus. Ele tinha comunicações divinas vindas diretamente do Senhor. O Senhor contou Seus segredos sobre o futuro a ele. Foi-lhe dado a conhecer algumas coisas muito maravilhosas sobre a semente prometida – Isaque – e sobre o futuro das cidades da campina. Ló, por outro lado, não soube nada disso. O julgamento de Sodoma foi um despertar bruto para ele.
4) Capítulo 14:22-33 – Abraão tinha confiança em Deus na sua interseção. Ele deixou de falar com o Senhor, sabendo que o Deus de toda a Terra faria o correto. Ló não tinha confiança alguma no Senhor. Quando os anjos lhe disseram para fugir para as montanhas, ele disse que não poderia fazê-lo. Seria necessário confiar no Senhor para ter a segurança, e isso era algo a que ele não estava acostumado em sua vida (Gn 19:18-20).
Em retrospecto, Abraão viveu uma vida rica e plena que contou para a glória de Deus, ao passo que Ló viveu uma vida frustrada e vazia entre os pecadores de Sodoma, sendo afligido todos os dias (2 Pe 2:8). Ele tinha uma alma salva, mas uma vida perdida! Que tragédia.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Agora para encerrar, deixe-me perguntar a vocês: “Destes dois homens, quem foi o verdadeiro ganhador?”. É tão óbvio que quase nem precisa perguntar. Em qual dessas duas maneiras você gostaria que sua vida fosse registrada em relação à eternidade? Ló me faz lembrar Balaão naquilo que ele queria “morrer a morte dos justos” (Nm 23:10), mas, é triste dizer, ele não queria viver a vida dos justos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário