sexta-feira, 10 de julho de 2020

Lições da Vida de ABRAÃO e de LÓ

(Walla Walla, Washington – 27 de junho de 2002)

Vamos ler Gênesis 13. “Subiu, pois, Abrão do Egito para a banda do Sul, ele e sua mulher, e tudo o que tinha, e com ele Ló. E ia Abrão muito rico em gado, em prata, e em ouro. E fez as suas jornadas do Sul até Betel, até ao lugar onde ao princípio estivera a sua tenda, entre Betel e Ai: Até ao lugar do altar que dantes ali tinha feito; e Abrão invocou ali o nome do Senhor.
E também Ló, que ia com Abrão, tinha rebanhos, e vacas, e tendas. E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos; porque a sua fazenda era muita; de maneira que não podiam habitar juntos. E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão, e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os ferezeus habitavam então na terra. E disse Abrão a Ló: Ora não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque irmãos somos. Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda. E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar. Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o Oriente, e apartaram-se um do outro. Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma. Ora eram maus os varões de Sodoma, e grandes pecadores contra o Senhor”.
Temos duas pessoas diante de nós nesse capítulo. Uma, creio eu, cuja vida é registrada na Escritura como um encorajamento, e a outra, como um aviso. Já que precisamos das duas coisas na nossa trajetória Cristã, gostaria de considerar estes dois homens e estabelecer algumas aplicações práticas da vida deles para nossa vida. Em particular, quero apontar quatro coisas na vida de Abrão que estavam faltando na vida de Ló. Falarei sobre os dois, porém focarei mais em Ló.

Nenhum comentário:

Postar um comentário