sexta-feira, 10 de julho de 2020

4) Ele Negligenciou Separação em Sua Vida e, Consequentemente, Esteve em Más Companhias

O versículo 12 diz: “Habitou Abrão na terra de Canaã e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma.” Aqui temos outra pista sobre o que conduziu à queda de Ló – ele negligenciou separação em sua vida e, consequentemente, esteve em más companhias. E isso certamente o influenciou ao caminho errado. A Bíblia avisa: “As más conversações corrompem os bons costumes” (1 Co 15:33). Seus novos amigos e ligações o fizeram vulnerável aos enganos do inimigo.
Uma cidade é um conjunto de pessoas vivendo juntas. Mas somos informados no versículo 13 que estes “eram maus e grandes pecadores contra o Senhor” (ARA). Esse era o tipo de pessoas com quem Ló começou a se misturar! Não estou dizendo que ele tenha praticado suas ações perversas, mas isso nos diz com que tipo de pessoas ele escolheu viver. É difícil de acreditar que ele iria querer viver entre aquelas pessoas, mas seus objetivos eram tais que ele achava que valia a pena. Como eu disse, aquelas pessoas o influenciaram. A Escritura diz: “Nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si” (Rm 14:7). Isso significa que cada um de nós, independentemente de quem somos, tem algum tipo de influência em outros. Você não pode viver sua vida de qualquer maneira e pensar que isso não vai influenciar alguém, porque vai. E vice-versa, você não pode esperar andar entre pessoas perversas e não ser influenciado por elas.
Agora, observe que é dito que Ló habitou nas “cidades (plural) da campina”. Você pode se perguntar como ele fez isso, porque todos sabemos que só se pode estar em um lugar de cada vez. Então como ele morou naquelas cidades? Bem, apenas diz que ele não ficou em um único lugar. Ele experimentou todos. Ele morou temporariamente em um, mas quando evidentemente não o satisfazia, ele se mudava para outro e experimentava de novo, e assim por diante. Isso mostra que ele não tinha descanso em sua alma. Evidentemente ele não estava conseguindo o que estava buscando, e então, continuou se mudando. Isso nos ensina que buscar esse tipo de vida leva ao descontentamento. Não havia a satisfação e o contentamento de coração em Ló como vemos em Abrão.
E observe isso, amigos: enquanto isso estava acontecendo, sua tenda estava se aproximando de Sodoma! Ele estava sendo atraído para Sodoma e eu não sei se ele estava percebendo o que estava acontecendo. Também é dito que ele não entrou em Sodoma de uma só vez. Ele não se jogou do topo das montanhas de Canaã em direção a Sodoma num grande salto. Não, ele entrou nela passo-a-passo. E é assim quando alguém se afasta do caminho. Eles geralmente entram no mundo um pouquinho de cada vez. Eles entram em algo, e quando suas consciências ficam um tanto acostumadas, eles vão um pouco mais além, e assim por diante. É realmente triste.
Observe também: era a tenda dele que estava sendo armada em direção a Sodoma – a qual, como já dissemos, representa a vida peregrina. Ele ainda tinha uma tenda, mas ela estava prestes a ir embora. Quando lemos sobre ele mais adiante, vemos que ele tinha uma casa em Sodoma (Gn 19:2). Isso porque é impossível para alguém viver no mundo e ainda manter seu caráter peregrino por muito tempo! Você poderia dizer que Ló experimentou o caminho peregrino por um tempo, mas não deu certo para ele. Mas claro que não daria certo para ele; ele não tinha um altar, e sem um altar a vida peregrina não vai durar muito sem que a pessoa se desvie!
Ele queria algo mais do que a vida peregrina oferecia, e as pessoas da campina o encorajaram nisso. Dentre as companhias que ele adquiriu ao longo do caminho, havia uma em particular que não era de nenhuma ajuda para ele: a sua esposa! No evangelho de Lucas, o Senhor adverte: “Lembrai-vos da mulher de Ló” (Lc 17:32). Isso me leva a perguntar: “Quem são seus companheiros? São aqueles que servem o Senhor e O colocam em primeiro lugar?” O Salmo 119:63 diz: “Companheiro sou de todos os que Te temem e dos que guardam os Teus preceitos.”
Ló tomou sua esposa de uma das cidades da campina, e ele nunca tirou isso dela. Jovem irmão, você pode tirar sua esposa do mundo, mas nem sempre pode tirar o mundo de sua esposa! Sodoma certamente não era um bom lugar para procurar por um companheiro para casar-se. Casamentos Cristãos devem ser “no Senhor” (1 Co 7:39). Alguns Cristãos de mente mundana acham que está tudo bem em casar-se com alguém desde que seja um crente, mas a Palavra de Deus nunca coloca o casamento Cristão em um nível tão baixo. Se esse fosse o caso, então a Escritura teria dito: “Que se casem com quem acharem melhor, contanto que seja em Cristo”. Mas não diz isso. É dito: ... contanto que seja no Senhor” (1 Co 7: 39). Um casamento “no Senhor” é aquele onde ambos os parceiros reconhecem o Senhorio de Cristo na vida deles. “Em Cristo” significa estar no lugar de Cristo diante de Deus, o qual é o nosso lugar de aceitação diante de Deus, e é verdade para todo Cristão independentemente de como possa estar vivendo. Se você se casar com um Cristão que não está indo bem no caminho – que não tem colocado o Senhor em primeiro lugar em sua vida – eu diria que é um casamento “em Cristo”, mas não um casamento “no Senhor”! Não é um jugo desigual (2 Co 6:14), mas também não é um casamento no Senhor.
Contudo, no caso de Ló, seu casamento era definitivamente um jugo desigual. Sua esposa não era convertida e ela não era de ajuda alguma para ele. Mais tarde descobrimos que quando eles tiveram uma família, seus filhos acabaram por não ter interesse pelas coisas de Deus. Isso não é triste? Mas o que você poderia esperar? Sabe, tem sido dito que o caráter de nossos filhos é principalmente formado pela influência da mãe, que passa bem mais tempo com eles do que o pai nos primeiros anos. Jovens irmãos, vocês querem ter uma esposa como essa? Quando vocês partem para o trabalho sua esposa fica em casa alimentando seus filhos com as coisas do mundo! É isso o que você quer? Certamente, podemos ser advertidos com isso.
O Senhor quer nos encontrar em boa companhia – com aqueles que querem perseverar n’Ele. É dito em Cantares de Salomão 1:8: “Sai-te pelas pisadas do rebanho”. Aí é onde o Senhor quer nos encontrar – nas pisadas de Seu rebanho que O está seguindo. Essa é uma grande exortação para nós. Precisamos da comunhão do povo do Senhor. Com Ló, ele se separou do seu piedoso tio Abrão. Provavelmente ele pensou que tinha uma boa desculpa para a escolha que fez, mas ele era um perdedor.
No final do capítulo 13, vemos o Senhor falando a Abrão sobre a herança que era dele pela promessa de Deus. Eu acredito que isso foi trazido aqui para encorajar Abrão e também para nos mostrar o que Ló estava perdendo. O Senhor disse a Abrão para “levantar” seus olhos e ver a porção que ele tinha da terra. Era tudo dele! Essa era uma promessa do Próprio Deus.
Esses versículos finais de nosso capítulo são uma figura a parte essencial das duas orações na epístola aos Efésios. O Senhor disse a Abrão: “Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para a banda do Norte, e do Sul, e do Oriente, e do Ocidente; Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua semente, para sempre.” O Senhor queria que Abrão visse o quão ricamente ele foi abençoado tendo a posse de toda a terra de Canaã. Isso corresponde com a essência da oração em Efésios 1:16-23, para que os olhos do nosso entendimento fossem abertos para que pudéssemos saber quão ricamente temos sido abençoados – só que, é claro, nossas bênçãos são celestiais e espirituais. Em seguida, no versículo 17, o Senhor queria que Abrão desse um passo além do que simplesmente olhar; Ele queria que ele se “levantasse, percorresse essa terra, no seu comprimento e na sua largura”. Ele queria que Abrão apreciasse os frutos daquela terra e desfrutasse daquilo que era dele ao experimentar os frutos. Isto corresponde a segunda oração em Efésios 3:14-21 para que fossemos achados vivendo no gozo da glória que envolve o Homem do conselho de Deus – o Senhor Jesus – e desfrutando Seu amor. Essa oração também fala do comprimento e largura da grande cena da glória que envolve Cristo. Estas duas coisas andam juntas. Precisamos saber o quão ricamente temos sido abençoados e, então, precisamos viver no gozo disso contemplando a glória de Cristo e acalentados em Seu amor. Então certamente estaremos cheios com toda a plenitude de Deus.
Não é o que sabemos que controla nossas vidas espiritualmente, mas o que desfrutamos. Se estivermos desfrutando de coisas espirituais, isso nos dará energia para viver a vida separada de um peregrino e forasteiro. Davi disse: “Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da Tua lei. Sou peregrino na Terra” (Sl 119:18-19). As coisas maravilhosas que ele viu na Palavra capturaram sua alma e, ao fazê-lo, fizeram dele um forasteiro na Terra. Foi isso que permitiu a Abrão continuar no caminho. Agora veja os últimos versículos do capítulo. Diz que Abrão viveu “nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom”. A palavra Hebrom significa comunhão. Manre significa gordura. Isso fala de uma vida rica e plena em comunhão com o Senhor. Não há nada melhor! E observe: ele tinha sua “tenda” e seu “altar” ali. Essas duas coisas são a chave para essa boa vida. Isso é o que o Senhor quer para você.
Em contraste com isso, lemos em 2 Pedro 2:7 que Ló estava “enfadado [afligido – ARA] da vida dissoluta dos homens abomináveis”. É dito que ele estava “afligido”  a “cada dia, por causa das obras iníquas daqueles” (ARA). Ele estava feliz? Claro que não estava! Ele estava frustrado com o modo do povo de Sodoma. Quando se trata desse mundo, cada um de nós está em uma ou outra das duas classes. Ou somos vencedores, ou somos vencidos pelo mundo. Ló foi, definitivamente, vencido pelo mundo. E isso o tornou inútil para qualquer coisa a ver com promover o testemunho de Deus. Em qual dessas classes estará a sua vida?

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Agora, para resumir, Abrão tinha um altar, um exercício sobre o caminho, objetivos certos, e andava em boa companhia. Colocando da forma mais simples possível, se você não tem estas quatro coisas em sua vida, você tem a fórmula para o desastre. E é exatamente isso que vemos em Ló: ele acabou desperdiçando a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário